Sábado, 05 de Maio de 2012

O dia 4 de maio foi um dia sensacional!

Veio à nossa escola uma professora de ciências, da Covilhã, mais propriamente da Escola Secundária Campos de Melo. A professora Margarida, é este o seu nome, vinha muito carregada pois trazia muito material para fazer experiências connosco! Mal chegou achámo-la parecida com a nossa professora... E não é que era irmã dela!

A primeira experiência foi feita com minhocas, apanhadas por nós! Ficámos a saber que as minhocas gostam de escuridão, humidade e água com uma temperatura"normal"... Deviam ter visto uma delas que parecia estar com frio, em cima do gelo, e uma outra aflita com o calor! Coitaditas!

Depois cada um de nós plantou dois feijões, num copinho de plástico transparente com terra. Um copo fica à luz e o outro na escuridão da nossa despensa. Cada um terá de tomar conta do seu feijão e estar atento ao seu desenvolvimento.

Na terceira experiência parecíamos mesmo uns cientistas pois observámos uma folhinha de musgo através de um microscópio, a fim de melhor entendermos a fotossíntese.

À tarde vimos um filme sobre vulcões e e de seguida a professora Margarida fez uma experiência fantástica connosco! Ela parecia mesmo mágica! Com vinagre, detergente de louça, colorau e bicarbonato de sódio fez um vulcão (a fingir) entrar em erupção! Foi altamente!

Seguidamente, com massa de moldar cada um construiu um vulcão pequenino para levar para casa, com a receita colada ao lado... Assim, em casa e com a ajuda dos pais, podemos ser verdadeiros cientistas!

Mas o nosso dia não acabou por aqui! Ainda observámos uma abelha através de uma lupa normal e de uma lupa binocular... E que peludas elas são!Também vimos o órgãos reprodutores de uma flor: estame - o órgão masculino  e carpelo o órgão feminino.

Gostámos muito do "Dia das Ciências" e aprendemos coisas novas, não em livros, mas a ver e a fazer. E sabem que mais? Muitos de nós decidimos o nosso futuro:  ser cientistas, é claro!

 

 

Obrigada por tudo, professora Margarida e ... até breve!



publicado por Telha a telha... às 19:55
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
Maio 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


pesquisar neste blog
 
subscrever feeds
blogs SAPO